miércoles, 8 de noviembre de 2023

Encontro histórico milenar da religiosidade indígena e afrobrasilera/afro-indígena



No dia 14 de agosto na Prainha, localizada no Lago Sul de Brasília, tivemos a oportunidade de encontrarmos com os nossos irmãos das religiões afrobrasileras (afro-indígenas) no “II Seminário de Intolerância Religiosa e Políticas Públicas”.
As Autoridades Religiosas afrobrasileras do Candomblé, afro-indígenas da Umbanda e indígenas (os Pajés do Santuário da Terra Indígena Bananal) decretaram lutar sem tréguas no caminho da Luz e da Paz em defesa da espiritualidade afrobrasilera e do mudo tribal da América, como também pela identidade étnica e religiosa dos nossos povos que resistem há 509 anos o racismo, intolerância religiosa, segregação e supressão de direitos sociais e territoriais.
Pajés, Xamãs, Pais e Mãe de Santo, Babalorixás invocaram a proteção de nosso Grande Espírito Tupã, o Grande Pajé, nosso Pai Oxalá confirmando a unidade espiritual que uniu o passado histórico dos indígenas do Brasil e da África, e celebrando uma importante conexão das nossas diferenças religiosas que deixam ver sem dúvida que somos parte de um só Grande Espírito que nos guia em todas suas formas.
A conexão com a natureza e os lugares sagrados faz parte de nossa espiritualidade que hoje esta sendo ameaçada, e que neste momento nos une para lutar pela indiscriminada especulação das terras que são nossos lugares sagrados, assim como da intolerância e o racismos religioso do GDF que não respeita as diferenças religiosas e culturais que para nós são a riqueza da criação.
A Deputada Distrital Érica Kokay disse ser inadmissível que as matrizes indígenas e africanas da diversidade cultural brasileira presentes na Capital Federal sejam perseguidas e violadas em seus direitos pelo GDF, mas que a força espiritual dos Pajés e dos terreiros das religiões afro-brasileira provam a legitimidade histórica na conquista de seus direitos.
Agradecemos o apoio e a luz dos nossos irmãos o que nos fortalece e aumenta a nossa fé em que o Grande Espírito é mais forte que todo o egoísmo do homem branco.
!!JALLALLA!!
!!AWIRY!!
!!AXÉ!!
!!SARAVÁ!!